Um espaço virtual dos alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro

Olá, este blog é parte do Projeto "A Geografia da horta nos espaços da escola" e está sendo desenvolvido pelas turmas 62 e 63 da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, do município de Florianópolis do Estado de Santa Catarina.
Nele teremos as experiências, a relação e organização dos alunos com a horta escolar e a geografia.
É um espaço aberto para postar comentários, críticas e sugestões.
Obrigado e até logo!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fortaleza de Santa Cruz - história, geografia, passeio e brincadeiras

Na última quinta-feira, dia 19/04, as turmas 62 e 63 fizeram uma saída de estudos na  Fortaleza de Santa Cruz, Ilha de Anhatomirm, norte da Ilha de Santa Catarina.

Além da beleza cênica da saída e a experiência da navegação, no barco da Escola do Mar, tivemos a oportunidade de conhecer melhor uma parte da história da Ilha de Santa Catarina, já que a ilha de Anhatomirim (em tupi - pequena ilha do diabo) foi palco de acontecimentos históricos, já que nesta ilha rochosa foi construída, no século XVIII uma das mais imponentes fortalezas do sul do Brasil: a de Santa Cruz de Anhatomirim, que, restaurada, constitui-se hoje uma das mais expressivas atrações turísticas de Florianópolis.

Além disto, também a ilha se tornou uma prisão na Revolução Federalista no século XIX, ou seja, um prato cheio de curiosidades para os alunos visitantes.








Muito proveitosa a saída, foi um oportunidade de integração entre a Escola do Mar, a Escola João Gonçalves Pinheiro e professores e alunos que participaram do evento.

Um comentário: