Um espaço virtual dos alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro

Olá, este blog é parte do Projeto "A Geografia da horta nos espaços da escola" e está sendo desenvolvido pelas turmas 62 e 63 da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, do município de Florianópolis do Estado de Santa Catarina.
Nele teremos as experiências, a relação e organização dos alunos com a horta escolar e a geografia.
É um espaço aberto para postar comentários, críticas e sugestões.
Obrigado e até logo!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A geografia e a horta escolar

Atualmente temos uma grande discussão acerca do projeto da Horta Escolar no Brasil, apoiado pelo Governo Federal e esferas públicas locais. Estes espaços nas escolas, vêm sendo utilizado principalmente para a educação ambiental, a Escola João Gonçalves Pinheiro, já realiza e faz parte deste projeto e ano passado realizamos algumas ações neste sentido na disciplina de geografia.

Nosso desafio na geografia este ano é ter ações mais efetivas e primordialmente relacionar o uso da horta com a geografia, pois pretendemos partir da geografia escolar dentro da sala de aula para os espaços da escola, a partir da construção, manutenção e manuseio da horta e seu sistema de trabalho, como composteira, irrigação, cisterna, estação metereológica e outros elementos trabalhando então, questões relacionadas a geografia e que se aplicam ao trabalho prático na utilização da horta escolar.

Desta maneira, vamos tentar trabalhar com questões da geografia escolar como um todo como as transformações que o ser humano realiza no espaço geográfico, trabalhando então com a horta questões específicas que podem gerar este tema central da geografia.

 A transformação das paisagens e sua relação com questões específicas poderão ser temas geradores quando trabalharmos, por exemplo, a questão ambiental e suas variáveis, entrando então questões relacionadas ao clima local, o solo, assim como questões sociais, econômicas, de sustentabilidade local e da ecologia, e conceitos mais específicos como a permacultura.

Sejam bem vindos a este espaço geográfico virtual e como dizem os índios guaranis quando se despedem - Ña ñe'eta - um até logo na língua dos povos originários do nosso continente.

Wladson Dalfovo
Professor de Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário